Lembro muito bem de quando eu tava no aeroporto, na sala de embarque… Fiquei um tempão na frente do vidro, olhando e contemplando o avião, aquele Boeing 747 imenso, e imaginando todas as coisas que eu ia experimentar e viver naquela viagem, que estava para começar… Cheguei até a escrever isso no flickr, como descrição dessa foto aí… Não era a primeira vez que eu faria uma viagem daquele tipo, de ficar muitos meses longe da terrinha, mas dessa vez era totalmente diferente… Enfim. A viagem foi bem tranqüila, de Guarulhos até Londres (o trecho mais longo, umas 11 horas) acabei conversando um pouco com uma menininha de São Paulo, de uns 16 ou 17 anos, que tava indo fazer alguma coisa na Alemanha, acho que intercâmbio. Infelizmente não lembro o nome dela, até peguei o email, mas não conseguimos manter contato. Nos separamos no Heathrow, e no vôo de Londres para Paris conheci uma outra moça, brasileira, que estava indo pra alguma cidade francesa, não lembro o nome, e não falava francês nem inglês. Ajudei ela como eu pude, e depois fiquei achando tudo aquilo um absurdo… E muito tempo depois me dei conta que não era de fato tão absurdo assim, e que eu deveria me sentir feliz por tê-la ajudado…

Em Paris foi tudo bem tranqüilo. No Charles De Gaulle sequer olharam direito pro meu passaporte, carimbaram e já me deixaram entrar, sem maiores problemas. Fiquei ainda um bom tempo no aeroporto ajudando a moça, e na fila pra comprar bilhetes de metrô. Cheguei em Antony e fui recebido pelo Rogério, ficamos um tempão conversando. Ele me contou da vida dele por lá e eu aproveitei também pra mandar notícias pra casa. Fiquei pouco tempo em Paris, uns quatro dias, doido de vontade de me mandar logo para Taizé. Visitei pontos turísticos (com e sem o Rogério), tirei muitas fotos, algumas delas realmente muito boas… Comprei muitos livros do Varillon numa livraria chamada “La Procure”, e com vontade de ter comprado mais… Tinha uma prateleira inteira só com livros dele lá!!! Passeei muito, vi as vacas de cores bizarras espalhadas pela cidade, fui em um concerto de música clássica em uma igreja com acústica belíssima, comi crepe com nutella (hummmm!!)..

E conheci a Lada, uma menina da Bósnia, muito gente boa, que tinha mudado pra Paris fazia pouco tempo. Nos encontramos pelo HospitalityClub, um site bem bacana com zilhares de pessoas do mundo todo dispostas a ceder um espacinho nas suas casas por algumas noites para viajantes como eu… Pra quem não conhece, vale a pena dar uma conferida! E tem também o CouchSurfing, que tem o mesmo intuito, mas um sistema melhor desenvolvido e uma interface mais eficiente… Na casa da Lada teve um super jantar preparado pelo Tony, um indiano gente boníssima que mora em Varsóvia e tem um restaurante lá. A comida tava ótima, mas ultra apimentada, e foi muito engraçado… Quando o Tony tava junto, todo mundo “nossa, que delícia etc”, aí ele saía pra fazer alguma coisa e pra ir no banheiro, todo mundo “putz grila, que pimenta forte da porra!!!” Enfim. Dormi uma noite lá, antes de pegar o trem pra Taizé… Ainda me atrasei pra acordar e sair de casa, que acabei perdendo o trem no horário que eu tinha previsto pegar. Tive que pagar um tanto a mais e peguei o trem seguinte, fiquei esperando na estação (Gare de Lyon) umas 3 horas, eu acho… Faz tanto tempo que tô começando a esquecer já! =)

Sei que a experiência em Paris foi, em sua maioria, bem turistona mesmo, tirando os papos com o Rogério, que foram bem brasileiros, e as conversas com a Lada, o jantar com os franceses amigos dela (incluindo o namorado dela, o Alexis)… Deu até pra praticar um pouco o francês, falei pra eles um pouco das minhas expectativas sobre Taizé, do Brasil… Parisienses mesmo, conheci muito poucos, não deu pra ter uma idéia geral sobre eles. A cidade em si é lindíssima, muito inspiradora. Dá vontade de morar lá por algum tempo, em algum momento da minha vida… O sistema de transporte também é muito bom, o metrô e o trem (RER) chega em praticamente qualquer ponto da cidade. Enfim. Foi isso… =) Cenas dos próximos capítulos… Taizé! =)

.

Memories from Europe(2): Paris

I remember very well when I was at the airport, in the boarding room… I was by the glass for a long time, looking and contemplating the plane, that huge Boeing 747, and imagining all the things I would experience and live in that trip, that was about to begin… I even wrote about it in flickr, as description for this picture… It wasn’t the first time I would do a trip of this kind, to be many months away from home, but this time was totally different… Anyway. The trip was very calm, from Guarulhos to London (the longest part, about 11 hours) I talked a bit with a girl from São Paulo, she was 16 or 17, and she was gonna do something in Germany, maybe exchange program. Unfortunately I don’t remember her name, I even got her email, but we couldn’t keep contact. We got separated in Heathrow, and in the flight from London to Paris I met a lady, Brazilian one, who was going to some French town, I don’t remember the name, and she didn’t speak any French or English. I helped her as I could, and afterwards I thought all of that was an absurd… And much later on I realized that it wasn’t in fact so absurd, and that I should feel happy for having helped her…

In Paris everything was pretty calm. In Charles De Gaulle they hardly looked at my passport, they stamped it and let me in, without greater problems. I was still in the airport for a long time helping the lady, and in the line to buy metro tickets. I arrived in Antony and I was received by Rogério, we were talking for a long time. He told me about his life there and I sent some news home. I stayed for a short time in Paris, about four days, crazy to go to Taizé as soon as possible. I visited touristic points (with and without Rogério), I took some pictures, some of them really good ones… i bought many books by Varillon in a bookstore called “La Procure”, and I wanted to have bought many more… There was an entire shelf only with books by him!!! I walked a lot, I saw the cows with bizarre colors spread around the city, I went to a nice classical music concert in a church with very nice acoustics, I ate crêpe with nutella (hmmm!!!)..

And I met Lada, a girl from Bosnia, very very nice one, who had moved to Paris recently. We met thru HospitalityClub, a very nice website with zillions of people from the whole world willing to give travelers like me a small space in their homes for a few nights… For those who don’t know it, it’s worth taking a look! And there’s also CouchSurfing, with the same objective, but with a system better developed and a more efficient interface… At Lada’s place there was a nice dinner prepared by Tony, a very nice Indian guy who lives in Warsaw and owns a restaurant there. The food was delicious, but very spicy, and it was a bit funny… When Tony was around, everybody was like “oh, so good etc”, and when he went out to get something or to go to the bathroom, everybody was “holy shit, what a strong spicy sauce!!!” Anyway. I slept one night there, before taking the train to Taizé… And I took too long to get up and leave the house, so I ended up missing the train I was supposed to take. I had to pay a bit more and I took the following train, I had to wait around 3 hours (I think) in the station (Gare de Lyon)… It’s been such a long time that I’m beginning to forget…! =)

The experience in Paris was, in most parts, really very touristic, except for the talks with Rogério (very Brazilian-like, of course) and with Lada, the dinner with her French friends (including Alexis, her boyfriend)… I managed to even practice some of my French, I told them a bit of my expectations about Taizé, about Brazil… Parisians, I met very few, I couldn’t form a general idea about them. The city itself is very beautiful, very inspiring. I feel like living there for some time, in some moment of my life… The transportation system also is quite good, the metro and the train (RER) goes to almost any point in town. Anyway. That was it… =) Scenes from next chapters… Taizé! =)