Todo dia que chove razoavelmente muito, é muito legal… Eu chego na IBM e, onde eu trabalho tem uma espécie de galpão, imenso, com zilhões de baias, com mais ou menos 1,60m de altura, então dá pra ver por cima… E nesses dias é muito bonito, a galera coloca um monte de guarda-chuvas abertos pra secar em cima dos armários das baias… e, ao contrário do que se pode inicialmente pensar, nem todos são pretos! Aliás, poucos são… A maioria são bem coloridos, uns xadrezes, outros com bolinha, outros de cores bem vivas… tudo diferente! É uma festa de guarda-chuvas! Baseado nisso, fiquei com uma vontade louca de comprar um guarda-chuva bem bacana, colorido (mas nem tanto), pra engrossar o time… Ah! Enquanto tava escrevendo esse post, tive uma pequena dúvida básica… Copio abaixo a solução para a mesma.

O plural é guardas-chuvas ou guarda-chuvas?

Para formar o plural dos substantivos compostos com a palavra guarda, devemos observar o seguinte:

a) se o segundo elemento for substantivo, guarda não recebe o sinal de plural (por ser verbo). Exs.: guarda-chuva, guarda-chuvas; guarda-comida, guarda-comidas; etc.

b) se o segundo elemento for adjetivo, ambos os elementos se flexionam (guarda será substantivo). Exs.: guarda-civil, guardas-civis; guarda-florestal, guardas-florestais; guarda-noturno, guardas-noturnos; etc. Obs.: Guarda-marinha tem como plural guardas-marinha ou guardas-marinhas.